Depressão - o que todo cristão precisa saber - 1
Existe depressão na Bíblia
Existem casos de Depressão na Bíblia?
A Bíblia apresenta inúmeros relatos de homens e mulheres que experimentaram crises emocionais. Isso nos revela a humanidade desses homens e mulheres e a possibilidade de qualquer um de nós enfrentarmos processos semelhantes. Na Bíblia vemos homens e mulheres que andaram com Deus e apresentaram sintomas depressivos e de angústia extrema.
A Bíblia não é um livro científico, mas tem muitas informações sobre a depressão
Relatos de homens e mulheres de Deus que NÃO deixaram sua humanidade ao serem chamados por Deus e mostraram quanto a vida emocional é importante em nossa caminhada cristã. Elias - um profeta de Deus apresentou sintomas depressivos. (1a Reis 18 e 19):
1. Tinha um ministério Profético.
2. Usado por Deus para exterminar os profetas de Baal.
3. Recebeu comida através de um delivery celestial
4. Vivenciou grande avivamento em Israel.
5. Foi usado por Deus para realizar muitos milagres.
6. Ameaçado por Jezabel, Elias foge para o deserto, e teve pensamentos suicidas (1a Reis 19:3, 4).
Cristãos também apresentam pensamentos suicidas durante a depressão
Cristãos pedem a Deus, em oração, para levá-los desta vida, ou desejam que Ele permita uma enfermidade ou acidente que ia matem de maneira natural. O que teria acontecido com o Elias descrito em 1a Reis 18, que o fez mudar em relação ao Elias descrito no capítulo 19? Elias apresentou um quadro depressivo.
A Depressão muda sua percepção de Deus
Durante a Depressão, Elias não se lembrou dos momentos que foi usado por Deus. Elias chegou a Depressão após um período de esgotamento físico muito intenso! Na parte emocional, Elias carregava grande responsabilidade espiritual. Quando estamos fisicamente mal, somos vulneráveis emocional e espiritualmente.
A depressão promove o isolamento social
Elias se isolou. Pessoas depressivas tendem a se isolar. Fatores espirituais também foram importantes para origem do quadro depressivo de Elias. Ele vivia em constante guerra espiritual. Você pode ter uma história espiritual fantástica e mesmo assim lutar contra a depressão. Ser chamado por Deus e ter um ministério não faz ninguém um super-homem. Continuamos com nossas fragilidades e batalhas. É importante buscar ajuda diante de quadros específicos de abalo emocional ou psíquico. A depressão não escolhe raça, estado social, idade ou religião. Reconhecer que a espiritualidade cristã não nos impede de ter depressão é o primeiro passo para a cura.

Comentários
Postar um comentário